sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval? Sorry... Só se for em Veneza

O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, quando a nobreza se disfarçava para sair e se misturar com o povo. Desde então, as máscaras são o elemento mais importante desse carnaval.
Há, no entanto, registos de folguedos carnavalescos de 1268. A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.
Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas.
Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas. Em 1797 Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quando Napoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio.
No que diz respeito ao Carnaval, os festejos foram proibidos. No ano seguinte os austríacos tomaram conta da cidade. Os festejos só foram restabelecidos em 1979 de forma oficial, após quase dois séculos de ausência. Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma.
Fonte:http://pt.wikipedia.org







4 comentários:

  1. Oiii Ange, que bom que gostou, fico feliz, vc merece!!!
    Bjãoooo
    FER

    ResponderExcluir
  2. Vi reportagem sobre o carnaval de Veneza é um luxo só, adorei as imagens que você escolheu, bjs

    ResponderExcluir
  3. Ói, que coisa mais chiqueeeeeeeeee...

    Enquanto isso, no mundo real, Dona Farta enfiava uma peruca de palhaço na cabeça e se jogava na farra de confete e serpentina em plena matinê infantil...

    Porque tem gente que só sonha com classe, né???

    Rsrs

    ResponderExcluir